"Bem-estar animal: estratégias de manejo de fauna silvestre frente às atuais demandas da sociedade" 

ENGEAS NORTE 2020

     A Universidade Federal Rural da Amazônia busca a difusão de tecnologias e conhecimentos científicos, através da realização de eventos técnicos científicos em seus campi situados na capital e no interior do Estado do Pará. A implementação de grandes projetos de desenvolvimento e a necessidade de crescimento dos centros urbanos vem causando sérios danos a biodiversidade Amazônica, principalmente a partir da implementação de projetos sem o planejamento adequado e/ou com metodologias ineficientes para o alcance da conservação dos recursos naturais, além da própria falta de conhecimento por parte da população sobre o funcionamento e consequências dessas novas frentes de desenvolvimento. Nesse contexto, essa proposta surge como uma ferramenta de integração entre acadêmicos, pesquisadores, empresas e a comunidade em geral, para discutir sobre propostas e ações de manejo e conservação e bem estar de animais silvestres na Amazônia visando à troca de experiências e a difusão de conhecimento técnico-científico a fim de capacitar os profissionais e acadêmicos da UFRA e de outras instituições, na elaboração de soluções cabíveis à realidade local, compartilhando problemas relacionados ao tema e propondo sugestões para a utilização sustentável desses recursos, tão amplamente difundidos na região. As palestras e minicursos propostos abordarão temas relacionados com o bem estar animal, como: BEM-ESTAR ANIMAL; II. EDUCAÇÃO AMBIENTAL; III. PAPEL DOS ZOOLÓGICOS NA ATUALIDADE; IV. ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO; V. ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL; VI. REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SELVAGENS; VII. CONDICIONAMENTO ANIMAL; VIII. NUTRIÇÃO ANIMAL; IX. CLÍNICA DE ANIMAIS SELVAGENS; X. COMPORTAMENTO ANIMAL. A partir dessa premissa e do papel transformador e inovador das universidades, o GEAS UFRA propõe a realização do II ENGEAS NORTE para maior interação entre os interessados na área, sendo oferecidas palestras e minicursos teóricos para discentes, docentes, técnicos e pesquisadores dessa e de demais instituições de ensino e pesquisa, além da comunidade.                                                                

Instituição Organizadora: o evento será organizado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), através do Grupo de Estudos de Animais Selvagens - GEAS. 
Áreas de Conhecimento: Ciências Agrárias/ Ambientais / Veterinária 

CRONOGRAMA

10/08 a 30/10 - Inscrições Online

01/09 a 30/09 – Submissões de trabalhos e participação no concurso de fotos

20/09 – Sorteio de inscrições (5)

31/10, 01/11, 07 e 08/11 - ​Realização do evento

Será completamente on-line com vagas limitadas, sendo realizado através da Plataforma Google Meet. 

SOBRE AS INSCRIÇÕES PARA O EVENTO

SOBRE O EVENTO

Inscrições para palestras e minicursos serão realizadas através do site do evento;

Inscrições no Concurso de fotografias serão através do link no site do evento;

Será cobrada taxa de inscrição no evento de R$ 20,00 (vinte reais)

Carga horária do evento: 28 horas 

Palestras: serão realizadas 08 palestras com carga horária de 1 hora cada, distribuídas em dois dias do evento.

Minicursos: serão ministrados 4 minicursos com carga horária de 4 horas cada.
 
Concurso de Fotografia: haverá um concurso de fotografia que escolherá as três (3) melhores fotografias dentre quatro (4) categorias. As orientações para participação estão descritas em documento em anexo. 
 
Submissão de resumo: haverá a submissão de resumos de trabalhos científicos que abordem os temas do evento:

  • Bem-estar animal;

  • Educação ambiental;

  • Papel dos zoológicos na atualidade;

  • Animais de experimentação;

  • Enriquecimento ambiental;

  • Reabilitação de animais selvagens;

  • Condicionamento animal;

  • Nutrição Animal;

  • Clínica de animais selvagens;

  • Comportamento animal.

Quatro (4) resumos serão selecionados pela comissão de trabalhos científicos e os autores terão a oportunidade de apresentar o trabalho.

Normas para submissão estão em anexo. 

© 2019 pela Empresa Junior de Engenharia de Pesca. Criado orgulhosamente para você!

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube